Segmentos de Ensino

Educação Infantil

Como o desenvolvimento global de uma pessoa começa logo nos primeiros anos de vida, o Colégio Auxiliadora entende a necessidade de criar estímulos e atividades que respeitem a singularidade da criança. Na Educação Infantil, as ações pedagógicas são direcionadas para enriquecer as competências criativas e organizacionais da criança, por meio de intervenções baseadas em atividades e brincadeiras, em materiais adequados e em espaços estruturados para o brincar.

Neste período, também valoriza-se e ajuda-se a desenvolver capacidades afetivas e emocionais, dando atenção aos aspectos biológicos ligados à qualidade da alimentação e aos cuidados com a saúde, sobretudo em relação à singularidade da criança de 1 a 6 anos, identificando suas necessidades específicas. Quanto ao educar, propicia-se variadas situações de aprendizagens integradoras, que contribuem para o desenvolvimento social do educando e para a organização de sua base estrutural. Essas atividades têm foco nas relações interpessoais, para facilitar o ser e estar com os outros, o respeito, a confiança e, ao mesmo tempo, favorecer um conhecimento mais amplo da realidade social e cultural.

O Auxiliadora utiliza um material didático próprio da RSE (Rede Salesiana de Escolas), chamado Caleidoscópio, totalmente digital e interativo, produzido pela Editora Edebê Brasil. Sua proposta está fundamentada em princípios da educação sociopolítica, visando à formação do ser humano integral, considerando aspectos como conhecimento, identidade, cooperação, solidariedade e justiça. O conteúdo foi elaborado com base nos referenciais curriculares nacionais para a educação infantil e nos estudos mais recentes sobre o trabalho nessa fase. As propostas são sempre desafiadoras, buscam apresentar ao aluno possibilidades de reflexão, de ação autônoma, de protagonismo e de resolução de problemas.

Ao matricularem os filhos entre 1 e 10 anos no Colégio Auxiliadora, os pais têm três opções de períodos para escolherem – diurno, das 7h10 às 11h40; vespertino, das 13h10 às 17h40; ou integral, das 7 às 18 horas. Neste último, há uma programação especial. Como as crianças passam mais tempo na escola, há atividades diferentes a cada dia. Além de horários de estudos com direito a suporte de professores, há períodos próprios para descanso, alimentação e higiene com auxílio da equipe de enfermaria.

Material Didático

Fotos

Fique por dentro

17/02/2018 | 10:00
A geração que pode viver menos que os pais porque não sabe comer – e como reverter a tendência

A geração que pode viver menos que os pais porque não sabe comer – e como reverter a tendência

Centro de recuperação nutricional em São Paulo atende de bebês...

09/02/2018 | 15:30
Princesas, super-heróis e unicórnios fazem Baile de Carnaval do Auxiliadora

Princesas, super-heróis e unicórnios fazem Baile de Carnaval do Auxiliadora

Em clima de festa, esta sexta-feira (09/02) foi inteira dedicada ao tradicional Baile de...

31/01/2018 | 07:33
Dia de festa, dia de São João Dom Bosco !

Dia de festa, dia de São João Dom Bosco !

Hoje tivemos um dia especial. No Bom dia, a Irmã Monaliza e no Boa tarde, a...

11/01/2018 | 11:15
MATRÍCULAS ABERTAS !

MATRÍCULAS ABERTAS !

Educação Infantil e Fundamental I com período complementar,...

Diferenciais

Ensino