Pastoral

Articulação da Juventude Salesiana (AJS)

O trabalho da ESCOLA EM PASTORAL visa a formação integral do aluno. A eles são propostas atividades que exijam a humanidade de cada indivíduo, fomentando, assim, a solidariedade, o protagonismo juvenil e a espiritualidade juvenil salesiana.

Contando com um acompanhamento espiritual que os ajude a discernir o seu futuro dentro da sociedade e despertando-os para uma cidadania ativa, para se tornarem “bons cristãos e honestos cidadãos”, como queria Dom Bosco.

A Articulação da Juventude Salesiana é uma rede de articulação entre os vários grupos de crianças e jovens, tendo como elemento fundamental a Espiritualidade Salesiana. A missão e o projeto de vida de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, partilhados pela Família Salesiana, exprimem-se num estilo de vida e ação, centrado na caridade pastoral, que chamamos de Sistema Preventivo. Ele é fonte e inspiração da nossa maneira de viver e agir. O grupo é o lugar da comunhão, do serviço, da doação e do amadurecimento vocacional em vista de um encontro pessoal com Jesus Cristo.

Grupos da AJS:

  1. Infância Missionária

    INFANCIA
    A Infância missionária tem como finalidade suscitar o espírito missionário nas crianças, desenvolvendo-lhes o protagonismo na solidariedade e na evangelização e, por meio delas, em todo o Povo de Deus: "Crianças ajudam e evangelizam crianças". São crianças em favor de outras crianças. Tomando como exemplo a vida de Jesus e de seus discípulos, a Infância Missionária tem em Maria, a mãe de Jesus, uma fiel testemunha da autêntica ação evangelizadora.

    • 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I
    • Horário: Terça-feira das 11h50 às 12h50 
  2. Voluntariado

    VOLUNTARIADO
    O Voluntariado é um caminho de descoberta de valores, para lançar novas modalidades de intervenção pastoral, dedicar um cuidado especial aos jovens abertos à solidariedade, mesmo que as suas motivações de fé não sejam ainda amadurecidas. Oferece possibilidades de dialogar e colaborar com outras instâncias educativas, em vista da promoção social dos mais pobres.

    • 8º ano ao Ensino Médio
    • Horário: Terça-feira das 14h às 16h
  3. Semana Missionária

    SEMANA MISSIONARIA png
    A semana Missionária tem como objetivo proporcionar ao jovem uma experiência de Deus em meio ao povo, através da evangelização e da experiência comunitária.  Ao mesmo tempo em que realizam atividades para as pessoas que moram na Comunidade, aprendem a conviver em grupo e experimentam outra realidade, mais pobre e mais necessitada. Assim, o missionário percebe e vive Jesus Cristo caminheiro.

    • 9º ano ao Ensino Médio
    • Horário: Quarta-feira das 13h30 às 14h45
  4. Pastoral da Juventude Estudantil

    PASTORAL JUVENTUDE ESTUDANTIL
    A Pastoral da Juventude Estudantil é a ação dos jovens como Igreja, dentro da escola, unidos a partir de grupos de jovens. Somos um grupo organizado segundo os princípios cristãos; é o jovem evangelizando outros jovens em comunhão com toda a Igreja, na vivência cotidiana do ambiente escolar.  A PJE visa à formação integral da criança e do jovem estudante, um caminho a ser percorrido como discípulo missionário de Jesus Cristo, favorecendo o protagonismo juvenil, possibilitando o exercício de responsabilidades e compromissos através da participação efetiva dos jovens.

    • 6º ano ao Ensino Médio
    • Horários:
      • Segunda-feira: 6º ano das 13h30 às 14h30 |
        7º e 8º anos das 14h50 às 15h50
      • Quarta-feira: 9º e Ensino Médio das 15h às 16h
  5. Representantes de Classe

    RC LOGO 2
    O representante de classe é o principal elo entre a turma e a escola. É o responsável pelo diálogo ético e eficaz com sua turma, administrando eventuais problemas, coletando informações e sugestões. Ele promove a integração do grupo, possibilitando a participação de todos nos assuntos de turma. O representante é, ainda, o multiplicador das inúmeras informações institucionais, transmitidas pelos professores, coordenadores e da escola.

    • 6º ano ao Ensino Médio
  6. Conselho Local da AJS

    AJS - CONSELHO
    É formado pelos coordenadores e vice coordenadores dos grupos da AJS. Sua principal missão é a articulação salesiana entre os diversos grupos e a organização das atividades pastorais dentro do ambiente escolar.

    • Horários: Sexta-feira das 15h30 às 16h30 (quinzenalmente)
  7. Manhãs de Formação

    FALA JOVEM

     A Manhã de Formação favorece o protagonismo das crianças e dos jovens a partir de temáticas escolhidas para cada faixa etária. Nessa proposta educativa pastoral, busca promover sua autonomia, tanto em seus aspectos intelectuais e cognitivos quanto de desenvolvimento afetivo, social e moral.

    • 6º anos ao Ensino Médio
  8. Banda Auxiliadora

    BANDA 02
    É formada pelos alunos que gostam de cantar ou de tocar um instrumento. A banda do Colégio se apresenta nos recreios e em eventos programados.

    • 6º ano ao Ensino Médio
    • Horário: Quinta-feira das 16h30 às 17h30

Diferenciais

Ensino