Notícias

Notícias

18/04/2022

Encenação da Via Sacra envolve Comunidade Educativa do Colégio Auxiliadora

Os pátios e corredores do Colégio Auxiliadora, de Ribeirão Preto (SP), foram palcos, na manhã do dia 13 de abril, de uma das uma das mais importantes e representativas celebrações do cristianismo: a Via Sacra. A encenação deste ano envolveu toda a Comunidade Educativa-Pastoral, que representou o povo durante a caminhada de Jesus até o Monte Calvário, onde foi crucificado.

Aos gritos de “crucifica” e “venham todos”, os atores principais da peça passaram pelos corredores e salas de aula convidando os demais alunos e colaboradores para a procissão. No Pátio das Árvores, a multidão encontrou Jesus – que saiu de dentro da capela do colégio carregando sua cruz. Na primeira estação do trajeto, estava Maria à espera de seu filho. Com lágrimas nos olhos, Ela colocou as mãos sobre o rosto e o coração de Cristo e, em seguida, ajoelhou-se aos seus pés.

A continuação da caminhada levou todos a presenciarem o momento em que Jesus caiu pela primeira vez, tornando ainda mais visível o peso de sua dor e humilhação. Ele então é levantado por Simão de Cireneu, que o ajuda a carregar a cruz. A próxima parada contou a passagem do encontro com Verônica, que, com um pano, limpou a face de Jesus, cheia de sangue e suor. Quando ela retirou o véu e mostrou-o ao povo, o rosto de Cristo estava estampado no tecido.

Por fim, todos acompanharam os últimos passos de Jesus Cristo, que os levou a ser pregado na cruz. Aos seus pés, desconsolados, estavam Maria, Maria de Cléofas, Maria Madalena e alguns fiéis. O público assistiu ao momento da crucificação em silêncio, a fim de refletir sobre os sentimentos de gratidão e amor para com o Senhor. Para finalizar, o comentarista da peça falou sobre o sepultamento e a ressurreição de Cristo, no Domingo de Páscoa, e apenas os atores principais seguiram seu caminho.

Experiências motivadoras

O elenco da Via Sacra foi composto pelos alunos Pedro M. (3º ano), Alice S. (5º ano), Ana Clara A., Miguel W., Pedro S., Victória A. (7º ano), Lauren B., Ana Laura S. e Igor N. (9º ano) e pelo professor de Filosofia Gustavo B. A direção ficou a cargo do professor de Teatro José Maurício, com a coparticipação da coordenadora de Pastoral, irmã Huimin Chen.

Segundo Igor N., que interpretou Jesus, a experiência foi enriquecedora e bastante significativa. “Fazer esse papel foi muito especial para mim. Fiquei sensibilizado, pois pude perceber o quanto Ele sofreu por nós. Se naqueles poucos minutos de peça eu transpirei muito e meus braços doeram por carregar a cruz, imaginem o sofrimento real de Jesus Cristo”, disse o aluno.

Para o professor Gustavo B., que participa das atividades de teatro do Colégio Auxiliadora desde 1994, a atuação na Via Sacra deste ano foi ainda mais especial. Pela primeira vez, ele contracenou com o filho, Pedro, de 8 anos. “Estive com ele pelo ‘palco’ que tantas vezes transitei em outrora, como aluno, mas que, para ele, a outrora ainda é futuro, e que, extasiado e em transe, quis saber quando atuaria novamente”, comenta o educador.

Postado por: marcella Publicado em: 18/04/2022 Mais notícias

Diferenciais

Ensino