Notícias

Notícias

31/07/2018

10 dicas para uma volta às aulas organizada

As férias chegaram ao fim! Agora é hora de encarar o 2º semestre. Geralmente, um “recomeço” vem acompanhado de promessas, não é mesmo? E no retorno das aulas muitos pensam: “vou estudar mais” ou “vou me organizar melhor”. Queremos dar uma ajudinha com esses compromissos. Vejam só essas dicas:

1)      Revise seu material
Faça um check-list na mochila para ver se não falta nada ou se algo deve ser trocado/reposto. Lápis, canetas, borrachas, cadernos, livros, tudo ok?

2)      Tenha uma agenda
Tá aí um jeito fácil de organizar as coisas. Não dá para contar sempre com a memória, por isso, uma agenda pode ser usada para anotar, diariamente, as lições de casa, conteúdo da prova e prazos dos trabalhos. E o que mais escrever lá? Que tal as tarefas importantes, compromissos e datas especiais?

3)      Separe as matérias
Independente se você usa cadernos, fichário ou pastas, é importante dividir as disciplinas. Você vai ver como ficará mais fácil achar as anotações e o conteúdo necessário para os estudos.

4)      Faça anotações
Anotações ajudam (e muito) a assimilar a matéria. E elas ajuda AINDA MAIS na hora de estudar. Nada melhor do que ter todo o conteúdo à mão de uma forma que você entenda.

5)      Revise as aulas todos os dias
Em casa, pegue seus livros, cadernos e anotações e revise os assuntos e tópicos abordados naquele dia, assim você se assegura de que não tem nenhuma dúvida e reforça o que aprendeu. Isso ajudará a manter o conteúdo bem fresco na cabeça e será ainda mais fácil na hora de estudar para as provas.

6)      Atenção à lição de casa
Fazer os exercícios de casa TODOS OS DIAS impedirá o acúmulo de tarefas. E, assim como a revisão, elas também são ferramentas importantes para fixar o conteúdo e testar seus conhecimentos. É nessa hora que pode surgir dúvidas e você poderá anotá-las para perguntar para o professor.

7)      Tenha um cantinho de estudo em casa
Ter um espaço aconchegante faz com que você fique mais à vontade. Uma mesa e uma cadeira confortáveis, além de uma iluminação adequada, já bastam para aumentar o bem-estar e a produtividade.

8)      Trace metas
Busque algo que te motive. Com objetivos, fica mais fácil enxergar os resultados. Pense em metas a curto e longo prazos para realizá-las no ano escolar. Fala uma lista com essas metas, coloque em um lugar de fácil visualização e dê o seu máximo para conclu´-las. Essa prática também desenvolverá seu senso de responsabilidade.

9)      Evite faltas desnecessárias
Não falte sem realmente precisar. Imprevistos acontecem e aí sim você, de fato, não poderá ir à aula. Além disso, será preciso buscar o conteúdo perdido e é sempre melhor acompanhar o raciocínio no momento da aula.

10)   De olho nas provas
É preciso estar a todo vapor desde o primeiro dia. Nada de preguiça, pois as provas trimestrais logo chegarão. É importante que os estudos estejam em dia. E lembre-se: não existe fórmula mágica para estudar. Cada um aprende melhor de um jeito diferente. Você pode ler, escrever, resolver exercícios, revisar com os colegas, fazer relatórios... Encontre o SEU jeito e conquiste os melhores resultados!

Bônus: Diferencie cansaço de preguiça. Você se conhece, então lute para atingir seus objetivos. Aprenda a amar o que faz. Tudo se torna mais fácil. SEJA SUA MAIOR INSPIRAÇÃO.

Postado por: marcella Publicado em: 31/07/2018 Mais notícias

Diferenciais

Ensino